Logomarca

Biólogos participam da elaboração de ações de sustentabilidade em hotel no Pantanal

Da Redação - Isabela Mercuri

Foto: Reprodução/Internet

Biólogos participam da elaboração de ações de sustentabilidade em hotel no Pantanal
O Pantanal Mato Grosso Hotel, que faz parte da rede de Hotéis Mato Grosso, está localizado no ambiente natural do Pantanal, no coração da Transpantaneira, a 65km da cidade de Poconé, na margem do rio Pixaim. No estabelecimento turístico, é possível fazer passeios de barco, de carro e caminhadas em trilhas que permitem a observação da natureza e animais selvagens, principais atividades do Ecoturismo.

Leia também:
Salgadeira recebeu 23 mil visitantes em dois meses, diz relatório
 
O Ecoturismo é responsável por atrair turistas do mundo todo para o Pantanal. Dentre eles, os biólogos – que comemoram o seu dia nesta segunda-feira (3) – são visitantes frequentes. Estes profissionais também têm participação na elaboração e condução das ações ligadas à sustentabilidade e no desenvolvimento econômico das regiões com este potencial.
 
"Com respeito à vida de plantas e animais podemos criar sempre novas rotas de Ecoturismo e, assim, também contribuir para o desenvolvimento econômico do nosso Pantanal. Essa prática, portanto, passa, essencialmente, pela educação ambiental, já que a depredação do meio ambiente, por exemplo, inviabiliza o turismo", ressalta a bióloga Adriana Aires, que atua também como diretora de Marketing da rede de Hotéis Mato Grosso.
 
De acordo com o Ministério do Turismo, o Ecoturismo é um segmento da atividade turística e surge no Brasil como uma proposta de contemplação e observação da natureza, além de incentivar sua conservação. Entre os países com maior biodiversidade pela riqueza de seus biomas (Amazônia, Mata Atlântica, Pampa, Caatinga, Cerrado e Pantanal) e seus diversos ecossistemas, o Brasil apresenta um cenário rico para essa atividade, que gera postos de trabalho, inclusão social e promove a valorização e a proteção do patrimônio natural.
 
Mostra disso é o relatório "Caracterização e dimensionamento do turismo internacional no Brasil – 2012-2016" que revela os motivos das visitas dos estrangeiros ao país e o interesse pelo ecoturismo, sendo a segunda principal motivação a lazer em quase todos os anos de pesquisa analisados (exceto 2014), representando em média no período 16,1% das viagens. Os produtos de Ecoturismo, ainda segundo o Ministério, apresentam peculiaridades, nos quais o biólogo está inserido, e vão desde a escolha da área natural, a identificação da legislação ambiental pertinente e seleção de atrativos naturais a serem ofertados.
 
No estado, o Ecoturismo está entre as atrações oferecidas pelo Pantanal Mato Grosso Hotel, que recebe milhares de turistas durante o ano em busca desta modalidade. Conhecido ainda como turismo de contemplação, o Ecoturismo tem campo vasto em Mato Grosso com o cerrado e o Pantanal, seja no período de chuvas quanto no da seca, explica a bióloga. "Cada período é propício para apreciar a flora ou a fauna de maneiras diferentes. No Pantanal Mato Grosso Hotel temos diversas opções como os passeios de barcos, trilhas e o observatório de pássaros, instalado há 16 metros de altura", conta.


PUBLICADA EM: 10/09/2018 12:09:39 | OUTRAS NOTÍCIAS FONTE: Olhar Conceito MT

Busca de pacotes

Pousadas em Chapada

As melhores opções de hospedagem com todo conforto que você precisa em Chapada!

Pousadas no Pantanal

As melhores opções você encontra aqui, reserve agora!