Logomarca

Turismo do Pantanal ganha carta para desenvolvimento sustentável e integrado na América do Sul

Da Redação - Vitória Lopes

Foto: Reprodução

Turismo do Pantanal ganha carta para desenvolvimento sustentável e integrado na América do Sul
 
O turismo do Brasil ganha novo impulso com a assinatura da ‘Carta pelo Turismo Sustentável Sem Fronteiras’ no Pantanal. O documento foi assinado, nesta quinta-feira (27), em São Paulo, pela presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Teté Bezerra, o cônsul geral da Bolívia, Jorge Lesezma, e o cônsul geral do Paraguai, o ministro Enrique Insfrán, representantes dos três países que abrangem o bioma, além dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O termo pretende desenvolver o setor de forma integrada na região e de forma sustentável e foi firmado no estande Arena Fit Pantanal, durante a ABAV Expo 2018.

Leia mais:
Crianças participam de ação ambiental e plantam árvores no Hotel Mato Grosso Águas Quentes


Segundo a presidente Teté Bezerra, a iniciativa demonstra a preocupação de desenvolver a atividade, aproveitar o potencial da região para o Ecoturismo e movimentar a economia. "Tudo isso sem esquecer a questão ambiental e a conservação do patrimônio natural deste bioma que é único e singular", afirma.

De acordo com ela, a carta, além de sinalizar o compromisso com a sustentabilidade, é mais uma ação do Instituto que visa à integração do turismo no continente. "A ideia é estimular a criação de roteiros integrados entre a Bolívia, Paraguai e Brasil da mesma maneira que temos trabalhado com sucesso em Foz do Iguaçu, com o Paraguai e a Argentina", lembra.

O cônsul geral da Bolívia, Jorge Lesezma, considera importante a integração e a articulação entre os países e estados que abrangem o Pantanal. "Seria lindo que turistas que visitam o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul também fossem à Bolívia e vice-versa", comemorou.

Painel

Antes da assinatura da carta, no segundo dia de atividades da ABAV Expo, a presidente da Embratur participou do painel "Pantanal Sem fronteiras", que discutiu com especialistas os desafios para desenvolver o potencial turístico dos estados e questões urgentes para promover a preservação natural.

Participaram do debate, o diretor da Embrapa Pantanal e do centro de pesquisa do Pantanal, Jorge Lara; o conselheiro da reserva da biosfera do Pantanal, Nei Gonçalves, e Walfrido Tomás, da Embrapa Pantanal.

O secretário de turismo de Mato Grosso, Jaime Okamura, agradeceu a parceria da Embratur para realização do painel, durante a feira, que culminou na assinatura da carta de intenção.

Visita técnica

Os compradores internacionais convidados pela Embratur para a ABAV Expo 2018 puderam conhecer, nesta sexta quinta-feira, em São Paulo, os produtos turísticos do segmento de Ecoturismo de Mato Grosso, com destaque para o Pantanal, a Chapada dos Guimarães e o destino de Nobres.

A visita técnica ao estande do estado contou com a presença da presidente da Embratur e faz parte da programação do programa hosted buyers da Embratur, em parceria com a ABAV, que trouxe 30 compradores internacionais de mercados estratégicos como Rússia, Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos e outros.

Além do potencial do estado para o Ecoturismo, a presidente Teté Bezerra destacou o avanço da conectividade aérea com voos diários partindo, especialmente, de São Paulo e do Rio de Janeiro, para a capital do estado, Cuiabá.


PUBLICADA EM: 03/10/2018 11:35:17 | OUTRAS NOTÍCIAS FONTE: Olhar Direto MT

Busca de pacotes

Pousadas em Chapada

As melhores opções de hospedagem com todo conforto que você precisa em Chapada!

Pousadas no Pantanal

As melhores opções você encontra aqui, reserve agora!