Logomarca

Norte-americanos sãos os turistas estrangeiros que mais vêm a Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

Foto: José Medeiros

Norte-americanos sãos os turistas estrangeiros que mais vêm a Cuiabá

Os Estados Unidos da América são o país que mais envia turistas para Cuiabá. Os moradores da terra de Tio Sam representam 18% de nossos visitantes estrangeiros, enquanto em segundo lugar vêm os argentinos, 8,2%. Quando os turistas são agrupados por continentes, por outro lado, consta-se que os europeus são maioria, vindos de países como: Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Portugal que juntos somam mais de 37% do perfil da demanda turística internacional.

Leia também:
Cuiabá terá ônibus turístico que passará nos principais pontos; lançamento sexta-feira

Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e sinalizam, ainda que leve, uma melhora no turismo do estado de Mato Grosso.

O ‘Balanço do Turismo em Mato Grosso em 2017’ foi encomendado pelo Ministério do Turismo, e divulgado na última quarta-feira (18), e, além destes dados, apresenta também um estudo sobre o fluxo de passageiros nos aeroportos, a ocupação média dos hoteis, o saldo de empregos nas atividades do turismo, o número de cadastros de prestadores de serviços turísticos e dados do financiamento por meio do Fundeic.

Taxa de ocupação

Foi constatado que, no geral, Cuiabá teve uma taxa de ocupação superior à de Belo Horizonte. Na capital mineira, o número foi de 45% (Observatório do Turismo de Minas Gerais), enquanto na capital mato-grossense, foi de 53,26%. Para se ter uma ideia, em São Paulo, uma das cidades mais visitadas do país, a taxa foi de 64,87% (Observatório do Turismo).

Por aqui, janeiro é o mês com menor frequência de visitantes em Cuiabá. No ano passado, a taxa foi de 42,91%, enquanto que a maior média aconteceu em agosto atingindo 62,09%. O valor da diária média gasta pelos turistas atingiu o seu maior valor em julho, com R$ 193,39 e o menor em dezembro com R$ 171,80.

Em relação aos locais mais visitados do estado, Cuiabá lidera tanto em viagens de lazer quanto de negócios e ‘outros motivos’. Os segundos lugares variam. Para lazer, 5,9% dos turistas vão para Poconé (enquanto 71,9% para Cuiabá). Para negócios, 7,7% vão para Rondonópolis (75,4% para Cuiabá).

Aeroportos

O Aeroporto Marechal Cândido Rondon, localizado em Várzea Grande, contabilizou ano passado o fluxo de embarque de 1.486.210 pessoas, enquanto o número dos que desembarcaram ficou em 1.393.780.

Em segundo lugar está o aeroporto de Sinop, com 69.646 embarques e 70.566 chegadas, seguido pelo de Alta Floresta com um acumulado de 32.893 saídas e 32.013 desembarques.

Veja mais números e o estudo completo AQUI.


PUBLICADA EM: 14/05/2018 12:00:11 | OUTRAS NOTÍCIAS FONTE: Olhar Direto MT

Busca de pacotes

Pousadas em Chapada

As melhores opções de hospedagem com todo conforto que você precisa em Chapada!

Pousadas no Pantanal

As melhores opções você encontra aqui, reserve agora!