Logomarca

Porto Jofre é local de referência para turismo de observação animal no Brasil

Da Redação - Naiara Leonor

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Porto Jofre é local de referência para turismo de observação animal no Brasil
Distante cerca de 260 km de Cuiabá, a região do Porto Jofre vem se firmando como um dos principais locais para observação da fauna e da flora do pantanal brasileiro. O investimento no turismo do local e na preservação do ambiente tem atraído turistas de todo o mundo, principalmente, oriundos da Europa e América do Norte que vem ao território mato-grossense em busca da onça-pintada, terceiro maior felino do planeta.

A curiosidade em ver de perto esse animal tão exótico tem criado um cenário propício que está transformando Porto Jofre em um dos destinos mais procurados por quem opta pelo turismo sustentável, que não causa danos ao meio ambiente, além de gerar emprego e renda para a comunidade. 

O aumento da população de onças na região nos últimos 30 anos, tem facilitado o crescimento desse segmento turístico na região. Comprovando esse desenvolvimento do potencial turístico ao longo dos anos, a ONG Panthera realizou um estudo com foco no turismo de observação de onça-pintada, em que alguns dados revelam que a atividade está bem longe da crise. Durante a pesquisa foram ouvidos 137 turistas que visitaram Porto Jofre em 2015.

Conforme a pesquisa, na região existe aproximadamente uma onça a cada dois mil hectares nas áreas florestadas próximas aos rios da região. “A região do Porto Jofre inicialmente era mais procurada para o turismo de pesca e observação de aves. Aos poucos, com o aumento do número de onças e a sua preservação, o destino foi atraindo turistas para essa finalidade de observar o felino, sobretudo, os estrangeiros que culturalmente já investem em um turismo mais sustentável, com muito contato com natureza, água e animais exóticos. Pela nossa pesquisa, quase 30% da motivação do turista que vem ao Porto tem relação com a onça-pintada”, explica o pesquisador Fernando Tortato, da ONG Panthera.

Ainda de acordo com a pesquisa, dos turistas estrangeiros que visitam o Pantanal, mais de 26% são provenientes do Reino Unido, seguido por americanos e alemães, com 18,9% e10,9%, respectivamente. Quando perguntados se viriam ao Pantanal sem a possibilidade de visualização das onças pintadas, mais de 48% dos britânicos disseram que não viriam, o que demonstra a importância do felino para o fomento do turismo no destino.

PUBLICADA EM: 22/11/2016 10:52:03 | VOLTAR PARA Notícias | OUTRAS PUBLICAÇÕES
FONTE: Site http://www.olhardireto.com.br - Da Redação - Naiara Leonor


Comentários


Gostou do artigo? Participe, deixe sua opinião e comentários abaixo.

Busca de pacotes

Pousadas em Chapada

As melhores opções de hospedagem com todo conforto que você precisa em Chapada!

Pousadas no Pantanal

As melhores opções você encontra aqui, reserve agora!