Logomarca

9 curiosidades sobre o Pantanal que você precisa conhecer

Certos lugares despertam grande fascínio nas pessoas sem ao menos terem pisado na região, apenas por ouvirem falar ou terem lido algo a respeito. Isso acontece bastante quando são pesquisadas algumas curiosidades sobre o Pantanal.

É impossível alguém se sentir indiferente a um dos destinos mais procurados do Brasil e que possui um dos maiores biomas do planeta. Por isso, listamos 9 curiosidades que você precisa conhecer sobre o Pantanal. Acompanhe!

1. Povos nativos

Os primeiros habitantes da região do Pantanal foram os povos indígenas Xaraés, que deram origem ao primeiro nome do lugar: Mar dos Xaraés. Eles se concentravam nas nascentes do Rio Paraguai e, segundo informações, eram possuidores de muito ouro e prata.

2. Número de habitantes

Segundo dados recentes, a população do Pantanal foi estimada em 3 milhões de habitantes, sendo que a área compreende vários municípios dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

3. Fronteiras

A área de 250 mil km quadrados do Pantanal faz fronteira com o sul do Mato Grosso, noroeste do Mato Grosso do Sul e lestes da Bolívia e do Paraguai. Sendo 60% desse território pertencente ao Brasil.

4. Tamanho do Pantanal

O Pantanal está localizado em uma área total de 210 mil km quadrados, sendo que a maior parte está no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o restante dividido entre Bolívia e Paraguai. Para alcançar o tamanho gigantesco de sua extensão territorial, é necessário juntar quatro países europeus, como Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda.

5. Atividade econômica

Por ser uma região em que se formam pastos naturais, a criação de bovinos se tornou uma importante atividade econômica para o lugar. Além da pecuária, a pesca e o turismo têm levado muitas pessoas para o Pantanal, aquecendo a economia local.

6. Fauna e flora

O Pantanal é considerado a região com a maior concentração de animais por quilômetro quadrado, tendo em torno de 400 espécies de peixes, 6.656 tipos de aves, entre outros, vivendo em perfeito equilíbrio. A sua flora também é gigantesca, com mais de 3.500 espécies de plantas terrestres e aquáticas. Portanto, é um dos ecossistemas mais ricos do mundo.

7. Animais selvagens

A serpente sucuri é também conhecida na região como anaconda verde. Seu comprimento chega a atingir mais de 6 metros e ela não para de crescer.

Por incrível que pareça, a sucuri não tem o hábito de comer pessoas, mas sim animais da floresta de diferentes tamanhos. Seus olhos e nariz se localizam na parte de cima da cabeça, para que ela possa ver a sua presa sem precisar mostrar seu corpo.

8. O Dia do Pantanal

Para quem não sabe, existe um dia do ano em que se é comemorado o Dia do Pantanal. Em memória do ambientalista Francisco Anselmo de Barros, que deu sua vida pelas questões ambientais na região, foi estabelecido o dia 12 de novembro como dia oficial do Pantanal.

9. Alta temporada

A alta temporada no Pantanal vai de junho a setembro — quando chove menos, as águas estão mais baixas, a temperatura mais agradável e as noites estreladas. Por isso, é o melhor período para desfrutar e apreciar a beleza do lugar.

Agora que você conheceu algumas curiosidades sobre o Pantanal, deve ter ficado com mais expectativas para conhecer esse paraíso selvagem. Organize sua viagem e se prepare para visitar um dos lugares mais fascinantes do mundo.


PUBLICADA EM: 04/07/2018 12:45:05 | VOLTAR PARA Informações e dicas | OUTRAS PUBLICAÇÕES
FONTE: http://blog.hotelmt.com.br


Comentários


Gostou do artigo? Participe, deixe sua opinião e comentários abaixo.

Busca de pacotes

Pousadas em Chapada

As melhores opções de hospedagem com todo conforto que você precisa em Chapada!

Pousadas no Pantanal

As melhores opções você encontra aqui, reserve agora!