Cuiabá / MT
(65) 98403-9427

9 animais do Pantanal que você não pode deixar de conhecer

76 Curtidas. 18381 Visualizações

A biodiversidade do Pantanal é exuberante, o local abriga, pelo menos, 4.700 espécies conhecidas, entre animais e plantas — sendo a visitação dos bichos um dos pontos altos do destino. 

O Pantanal é a maior planície alagada do planeta, considerada Patrimônio Natural da Humanidade. Com um rico ecossistema, é um lugar perfeito para contemplar a natureza.

A biodiversidade do Pantanal é exuberante, o local abriga, pelo menos, 4.700 espécies conhecidas, entre animais e plantas — sendo a visitação dos bichos um dos pontos altos do destino.

Seja nos safáris ou nos passeios de focagem noturna, não tem como não conhecer os animais . A estação de seca, entre julho e outubro, é a melhor época para essa observação. E você, curte se aventurar? Então, confira no artigo 9 animais do Pantanal que você tem que conhecer!

1. Ariranha

A Ariranha é um mamífero que vive ao longo dos rios e lagoas do Pantanal. São animais predadores, curiosos e barulhentos, que se alimentam de peixes, crustáceos, moluscos, cobras e filhotes de jacaré. É um dos animais do Pantanal que sofre risco de extinção, principalmente, devido a perda de seu habitat.

2. Arara Azul

A Arara Azul é dona de uma exuberante plumagem azul, com uma faixa amarela ao redor dos olhos e outras perto da mandíbula, bicos curvos e fortes e cauda longa. São animais que gostam de se exibir e permitem a aproximação do ser humano.

3. Piranha

A piranha é um peixe predador, com mandíbulas fortes, conhecido por ser o peixe carnívoro que caça em bando. Apesar disso, geralmente só ataca quando é estimulada, além de ser extremamente sensível à presença de sangue no ambiente.

4. Onça-pintada

A onça-pintada é o maior felino das Américas e uma das espécies mais procuradas pelos visitantes. É um animal de costume noturno e carnívoro, alimentando-se de outros animais. Quando adulta, ela pode pesar até 160 kg e medir até 2 metros de comprimento! Também é um dos animais do Pantanal que está na lista dos ameaçados de extinção.

5. Jacaré-do-pantanal

O Jacaré também é símbolo do Pantanal e encanta por sua beleza, apesar de dar certo medo para a maioria das pessoas. A espécie vive em grupo, são ótimos nadadores e têm alta expectativa de vida: entre 80 e 100 anos.

O animal hiberna e pode ficar longos períodos sem comer, mas, quando se alimentam, são carnívoros e atacam suas presas pelas laterais.

6. Tuiuiú

O tuiuiú, ou jaburu, é uma ave de grande porte e símbolo do Pantanal. Ele se alimenta de peixes, moluscos, insetos, répteis e pequenos mamíferos. É obrigatório vê-los de perto ao visitar o bioma, e a tarefa é fácil, afinal, os hotéis preparam grupos para que a observação e contemplação dessas aves sejam feitas da melhor maneira.

7. Sucuri

A sucuri, também chamada de anaconda, é a maior serpente do mundo! O réptil se alimenta de capivaras, peixes, aves, felinos e até jacarés. Diferente de outras espécies, ela não possui glândulas de veneno, e mata envolvendo o corpo das presas e as esmagando com sua forte musculatura.

8. Tucano-Toco

Essa bela espécie de ave é a maior dos tucanos, com bico alaranjado e mancha ovalada preta na ponta, o que chama muita atenção pelas suas cores. É uma ave que se alimenta de tanto de vegetais quanto de outros animais, e apesar de não cantar, ela emite um som que lembra o coaxar de uma rã ou alguns gorjeios.

9. Tamanduá-Bandeira

O Tamanduá-Bandeira é um mamífero que recebe esse nome por ter uma cauda em forma de uma bandeira. É mais um dos animais que está na lista de risco de extinção, e são solitários, nada ágeis ou agressivos. Porém, quando ameaçados eles sentam sobre as patas traseiras e atacam com suas garras.

Os animais do Pantanal fazem parte da diversidade e riqueza do país, e é muito bacana de serem conhecidos e apreciados. Mas, mais do que isso, é preciso preservá-los, já que muitas de suas espécies estão em extinção.

Grande parte do Pantanal são áreas prioritárias para conservação, mas, além disso, é essencial a consciência humana para manter o local preservado para que continue sendo o habitat ideal dos animais.

E você, curtiu as dicas dos animais do Pantanal e já começou a pensar em viajar para conhece-los? Então, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e mostre tanta beleza para os amigos!

Photo by Mateus Campos Felipe on Unsplash

PUBLICADA EM: 10/02/2021 14:20:24 | VOLTAR PARA: Dicas e informações | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: http://blog.hotelmt.com.b



Fale WhatsApp